Microsoft anuncia .NET 5

No início de maio, a Microsoft anunciou que, após o lançamento do .NET Core 3.0, seu próximo lançamento da família .NET será o .NET 5

Por Samuel Sousa

em 09 de julho de 2019

<< Voltar

No início de maio, a Microsoft anunciou que, após o lançamento do .NET Core 3.0, seu próximo lançamento da família .NET será o .NET 5, onde finalmente combinarão o .NET clássico com o .NET Core - que tem seu código fonte aberto - em uma única plataforma.

Segundo Richard Lander, da Microsoft, “Desde o início do projeto .NET Core, adicionamos cerca de 50.000 API’s do .NET Framework à plataforma. O .NET Core 3.0 preenche muito da lacuna de capacidade que havia para o .NET Framework 4.8, habilitando o Windows Forms, o WPF e o Entity Framework 6. O .NET 5 se baseia nesse trabalho”. Assim, “haverá apenas um .NET a partir de agora, e seremos capazes de utilizá-lo para desenvolver para Windows, Linux, macOS, iOS, Android, tvOS, watchOS, WebAssembly e muito mais”.

Finalmente, desenvolvedores Microsoft verão consolidados em uma única plataforma de desenvolvimento todos os ecossistemas que hoje estão separados, como o .NET Core, o .NET Framework, Xamarin e Mono. Esta unificação trará as seguintes vantagens:

  • Haverá uma única estrutura de framework e tempo de execução .NET, com comportamento e experiência de desenvolvimento uniformes;
  • Expandirá os recursos do .NET, trazendo o que há de melhor do .NET Core, .NET Framework, Xamarin e Mono;
  • A construção de um produto a partir de uma única base de código permitirá aos desenvolvedores (tanto da Microsoft quanto da comunidade) trabalharem juntos e expandirem o .NET

Este novo projeto e direção do .NET permitirá também que tanto o código quanto os arquivos de projeto sejam o mesmo independentemente do tipo de aplicação esteja sendo construído, além de outras novidades como:

  • Mais escolhas em experiências no tempo de execução;
  • Interoperabilidade Java disponível em todas as plataformas;
  • Interoperabilidade Objective-C e Swift suportada em múltiplos Sistemas Operacionais;
  • CoreFX será estendido para suportar compilações estáticas do .NET (ahead-of-time – AOT), resultando em binários menores e suporte para mais sistemas operacionais.

Enquanto o .NET Core 3.0 está programado para lançamento em setembro, a previsão é que o .NET seja disponibilizado em novembro de 2020, seguido de uma liberação anual de versão.

  • Inscrição
  • Se inscreva para receber
    nossas postagens