Por Samuel Sousa
em 09 de julho de 2019
No início de maio, a Microsoft anunciou que, após o lançamento do .NET Core 3.0, seu próximo lançamento da família .NET será o .NET 5, onde finalmente combinarão o .NET clássico com o .NET Core - que tem seu código fonte aberto - em uma única plataforma.
Segundo Richard Lander, da Microsoft, “Desde o início do projeto .NET Core, adicionamos cerca de 50.000 API’s do .NET Framework à plataforma. O .NET Core 3.0 preenche muito da lacuna de capacidade que havia para o .NET Framework 4.8, habilitando o Windows Forms, o WPF e o Entity Framework 6. O .NET 5 se baseia nesse trabalho”. Assim, “haverá apenas um .NET a partir de agora, e seremos capazes de utilizá-lo para desenvolver para Windows, Linux, macOS, iOS, Android, tvOS, watchOS, WebAssembly e muito mais”.
Finalmente, desenvolvedores Microsoft verão consolidados em uma única plataforma de desenvolvimento todos os ecossistemas que hoje estão separados, como o .NET Core, o .NET Framework, Xamarin e Mono. Esta unificação trará as seguintes vantagens:
Este novo projeto e direção do .NET permitirá também que tanto o código quanto os arquivos de projeto sejam o mesmo independentemente do tipo de aplicação esteja sendo construído, além de outras novidades como:
Enquanto o .NET Core 3.0 está programado para lançamento em setembro, a previsão é que o .NET seja disponibilizado em novembro de 2020, seguido de uma liberação anual de versão.
Rua Ademar de Barros, 25 - Centro
Adamantina/SP - CEP 17800-000
Se inscreva para receber
nossas postagens