Por Régis

em 31 de outubro de 2019

<< Voltar

O 5G está vindo aí!

O 5G está chegando e com ele, diversas novidades e melhorias também, para melhorar cada vez mais nossa rotina diária.

O 5G está chegando, ele é a evolução da banda larga sem fio que usamos geralmente em nossos celulares, vindo para substituir o atual 4G. Nesse novo formato, muitas coisas podem mudar e as potencialidades da rede podem se elevar e muito, atingindo altíssimas velocidades, maior número de usuários conectados simultaneamente, cobertura mais ampla e eficiente, além de uma transferência muito maior de dados.

Com o padrão atual, a velocidade da internet móvel fica em torno de aproximadamente 33 Mbps, já o 5G consegue entregar velocidades de 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps. Com isso, algumas outras melhorias virão junto, por exemplo:

  • Consumo de energia até 90% menor que as redes 4G atuais;
  • O tempo de conexão entre aparelhos móveis serão reduzidos de 30 ms (milissegundos) para menos de 5 ms;
  • O número de aparelhos conectados por área devem ser de 50 a 100 vezes maior que o atual;
  • A duração da bateria de dispositivos rádio receptores terá um aumento significativo na sua duração.

       

A velocidade na comunicação dessa nova tecnologia trará possibilidades interessantes, como sistemas de segurança mais ágeis para evitar acidentes com veículos autônomos e realização de cirurgias a distância com o uso de robôs. Além disso, a nova rede 5G reduzirá custos de operação e consumirá menos energia, o que a torna mais ecológica.

Mas afinal, quando poderemos começar a utilizar esse novo recurso?

A implantação das novas redes, está prevista para começar já em 2020, mas acredita-se que o seu pleno funcionamento só seja alcançado por volta de 2025, nas principais metrópoles globais.

  • Inscrição
  • Se inscreva para receber
    nossas postagens