HOJE é dia de Black Friday!

A esperada Black Friday finalmente chegou.

Por Elton do Carmo

em 29 de novembro de 2019

<< Voltar

Muitos desconhecem os conceitos que originaram esse aclamado dia de grandes descontos, onde diversas lojas de todos os segmentos oferecem uma gama dos mais variados descontos, tudo com a finalidade de cativar o consumidor.

Mas o que muitos se perguntam é: Da onde surgiu tal movimento? Quando começou esse grande evento nomeado "Black Friday"?

Os relatos da primeira vez em que esse termo foi usado surgem por volta de 1869, quando dois acionistas bem-sucedidos de Wall Street decidiram investir muito de seu capital em grandes quantidades de ouro, esperando que ele se valorizasse. Foi então que numa sexta-feira o mercado de ouro quebrou, fazendo com que diversos investidores abrissem falência nesse mesmo dia. Tornando-se assim uma sexta-feira "escura", por conta da grande crise.

Mas claro que esse relato não tem relação alguma com o dia que conhecemos e adoramos. Foi apenas a primeira vez em que o termo foi utilizado. Esse grande dia conhecido por nós brasileiros, na verdade, se originou bem depois nos EUA nos anos 1960, pós Dia de Ação de Graças, quando ocorria um grande clássico do futebol americano universitário. Na data em questão, os times da Academia do Exército Americano (Army Black Knights) e a Academia da Marinha (Navy Midshipmen) se enfrentavam na cidade de Filadélfia.

Mesmo que a partida acontecesse apenas no sábado, já na sexta-feira a cidade ficava completamente cheia de pessoas que vinham de todo o país, deixando tanto o trânsito quanto os comerciantes a "todo vapor", pois era a oportunidade perfeita para abrir a temporada de descontos, gerando assim um grande número de vendas e possibilitando aos comerciantes usarem esse evento para dar início às suas queimas de estoque.

Porém, isso também gerava um caos gigantesco em toda a cidade, não dando descanso aos policiais, que logo começaram a nomeá-la de "Black Friday".

O Brasil começou a acompanhar oficialmente esse grande movimento no ano de 2010, onde algumas lojas online deram início a tradição, que em 2013 se popularizou, tornando-se para a grande maioria dos brasileiros um dia especial para compras. 

  • Inscrição
  • Se inscreva para receber
    nossas postagens