Por Natália Marangão

em 20 de agosto de 2019

<< Voltar

Anime Friends 2019

Maior evento de cultura pop japonesa, sul-coreana e geek da América Latina.

O Anime Friends é um evento de cultura pop japonesa, sul-coreana e geek, que acontece no Brasil desde 2003 e está na 17° edição. É o maior evento do gênero na América Latina e pela primeira vez houve duas edições no mesmo ano: a primeira no Rio de Janeiro e a segunda em São Paulo, onde o evento sempre aconteceu.

O evento sempre conta com várias atrações internacionais, como cantores, bandas, cosplay (representação de personagem a caráter, como por exemplo, se vestir com as roupas de um personagem de anime, serie ou filme), espaços temáticos, dubladores, youtubers, palestras com artistas e apresentações de K-pop (música popular coreana) e J-pop (música popular japonesa).

Pela primeira vez, eu tive a oportunidade de ir ao evento, no dia 13 de julho de 2019. Se você também gosta da cultura oriental, recomendo ir pelo menos uma vez. O evento é muito grande, no quesito estrutura e quantidade de pessoas, aproximadamente 60 mil pessoas foram ao evento em São Paulo, segundo o site do G1. 

No caminho para o evento, que foi no Espaço Anhembi, já era possível ver várias pessoas vestidas de cosplay. Ao entrar no evento, muitas lojas com itens personalizados dos animes e series, como camisas, bonés, quadros, canecas, etc. Também pude ver muitas lojas vendendo mangás e comida oriental. Quando eu vi os doces, não resisti e tive que comprar o famoso Pepero – um biscoito de chocolate coreano. Se você assiste a dramas coreanos, vai saber o que é  – que depois de comer não achei tão bom. Isso porque cada caixinha vem com menos de 50g de chocolate (acredite, você não leu errado: vem com menos de 50g!!). Experimentei também um guaraná de melão. Valeu a experiência! 

Além da parte das lojas, tinha também a área de jogos, principalmente jogos de animes como o do anime Beyblade, com uma área para batalhas de Beyblades e muitos outros jogos eletrônicos. Perto da área de jogos, havia uma área para danças de K-pop, onde mais tarde ocorreu a competição de covers de grupos de K-pop.

Vencedores dos concursos de cosplay - 1º Lugar K-NRG VÊNUS (Créditos da imagem: Site Anime Friends 2019)

Haviam vários palcos no evento, como por exemplo: palco de cosplay e de dubladores brasileiros de anime. O Palco principal foi compartilhado por vários cantores e as bandas de J-pop e K-pop. Tive a oportunidade de acompanhar alguns, como o show das Idols Yuko Hayama, Misao Ueda e Sumire Shinohana com participação da banda Snowkel. No final da tarde, às 18 horas, foi o show de uma cantora coreana chamada Nada – nome artístico de Yoon Ye Jin - com a participação do grupo brasileiro Eve.

E se você acha que o Anime Friends é só sobre a cultura oriental, devo informá-lo que não é não, também tinha um espaço temático do Harry Potter com jogo de quadribol e jogo de xadrez bruxo, igual nos livros e filmes. Os fãs da saga estavam vestidos com as roupas das casas de Hogwarts, escola mágica do universo mágico de Harry Potter. Em muitas lojas foi possível encontrar produtos do universo Harry Potter: cachecol, "varinhas mágicas", almofadas customizadas e também as comidas, como o feijãozinho de todos os sabores e sapos de chocolate. 

Do universo da Marvel não vi muita coisa, consegui ver alguns fãs fantasiados com as roupas dos super-heróis e também algumas lojas. No final, queria ter tido a oportunidade de conhecer o escritor brasileiro Felipe Castilho, que estava na Artist's Alley do Anime Friends, mas tirando esse fato, minha primeira experiência no Anime Friends foi inesquecível.

Se quiser saber mais sobre, no site oficial do Anime Friends 2019 tem os melhores momentos, você pode acessar clicando aqui neste link: https://animefriends.com.br/sao-paulo/melhores-momentos-2019.
 

  • Inscrição
  • Se inscreva para receber
    nossas postagens